Voltar

Aprimorando a sua resiliência

Paulo Sabbag

Sobre a Jornada

Paulo Yazigi Sabbag é doutor em Administração, Mestre e Engenheiro. Consultor e Professor há mais de 30 anos. Autor de 7 livros publicados, dentre eles o livro: “Resiliência: competência para enfrentar situações extraordinárias na vida pessoal e profissional”, publicado pela Alta Books em 2012, laureado com o Prêmio Jabuti 2013. Desenvolveu e validou a escala ERS para mensurar resiliência em indivíduos.

Resiliência é a competência que nos permite enfrentar desafios e crises de modo funcional, até mesmo aprendendo com elas. Como competência, ela pode ser aprimorada. O ponto de partida é conhecer o seu nível de resiliência, para depois atuar sobre os nove fatores que a compõem.

Jornada

5

Encontros

Interesse registrado!
Opa! Algo deu errado... Tente novamente ou fale conosco.

Atividades desta jornada

Encontro  

1

Conheça o seu nível de resiliência

Depois de preencher a ERS, escala de resiliência para adultos, os participantes conhecerão a base científica na qual a escala foi validada. Os nove fatores de resiliência são apresentados, bem como as médias dos nove fatores.

Objetivos

  • Descrever como a escala para avaliação de resiliência foi criada, visando comparar seus escores com a média da amostra.

Encontro  

2

Autoestima e autoeficácia: principais fatores para a resiliência

Este encontro aborda o principal fator que forma a base para a resiliência em indivíduos. Autoeficácia e autoconfiança remetem à discussão sobre autoestima. Uma técnica para aprimorá-la é vivenciada.

Objetivos

  • Interpretar o grau de autoestima.
  • Vivenciar técnicas para enfrentar o crítico interno, além de sugestões para aprimorar este fator.

Encontro  

3

Temperança e otimismo aprendido

Este encontro explora dois fatores mais relevantes para a resiliência, depois da autoeficácia. Otimismo aprendido é aquele que pode ser desenvolvido. Temperança é um traço contemporâneo que na maioria dos indivíduos requer esforço de desenvolvimento.

Objetivos

  • Vivenciar técnica de mindfulness para aprimorar a temperança, além de sugestões para aprimorar esses dois fatores.

Encontro  

4

Proatividade, flexibilidade mental e solução de problemas

Este encontro explora a importância do propósito de vida. Também aborda dois outros fatores relevantes para a resiliência.

Objetivos

  • Exercitar o Ikigai, técnica para definir propósito, além de sugestões para desenvolver três fatores para a resiliência.

Encontro  

5

Tenacidade, empatia e competência social

Este encontro explora os três fatores restantes para aprimorar a resiliência, com sugestões para o seu aprimoramento pessoal.

Objetivos

  • Dar-se conta de que aprimorar a resiliência é cuidar de si mesmo, em um esforço permanente.
Voltar

Gostou? Compartilhe!

Registre interesse e participe da próxima edição

Interesse confirmado na jornada!
Interesse registrado!
Opa! Algo deu errado... Tente novamente ou fale conosco.