Voltar

O líder e a administração de conflitos

Eliana Sader

Sobre a Jornada

É Sócia diretora da Sader-Consultoria e Assessoria e vem colaborando no desenvolvimento organizacional, tendo como foco o processo de aprendizagem das pessoas e equipes que compõem a organização.

Em mais de 45 anos de experiência, realizou inúmeros trabalhos na implantação de culturas organizacionais e vem atuando nas áreas de liderança transformadora, valores organizacionais, desenvolvimento de equipes, administração de conflitos e negociação.

Foi executiva de RH e professora da PUC-SP no curso básico de psicologia. Possui textos publicados em Conflitos e Negociação; Ética e Cidadania; Ritos de passagem em Gestão; e T&D.

Presidiu a ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, regional SP e nacional -, e foi membro do conselho deliberativo da ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos.  

É psicóloga pela PUC-SP, com especialização em Psicodrama Pedagógico.

Respeito à diversidade é um valor que tem sido largamente discutido na sociedade e implementado nas organizações. Assim sendo, é natural que ideias, posturas, percepções e escolhas diferentes surjam de forma mais contundente em todos os cenários.

Ao mesmo tempo que as diferenças possibilitam descobertas e o enriquecimento de visões, também provocam embates, divergências e conflitos.

No trabalho essa situação se acirra em função da proximidade e da frequência das relações interpessoais e intergrupais. As pessoas percebem, pensam, e reagem de forma diversa.

Para haver ganhos com possíveis conflitos, a ação do líder é fundamental.

Esta jornada possibilitará uma reflexão sobre as alternativas de ação do líder para administrar e garantir ganhos em situações de conflitos interpessoais e intergrupais.

Jornada

4

Encontros

Interesse registrado!
Opa! Algo deu errado... Tente novamente ou fale conosco.

Atividades desta jornada

Encontro  

1

Competências do líder na administração de conflitos

Neste encontro você vai refletir sobre auto e hetero percepção. Falaremos sobre as competências do líder que favorecem a administração de conflitos e sobre as variáveis que interferem em um processo de percepção, podendo originar conflitos entre pessoas e grupos.

Objetivos

  • Identificar as competências do líder necessárias à administração de conflitos.
  • Refletir sobre as variáveis que interferem em um processo de percepção, levando a inferências equivocadas e podendo originar conflitos entre pessoas e grupos.
  • Avaliar formas de minimizar os efeitos das percepções equivocadas.

Encontro  

2

Os conflitos mais comuns em equipes

Neste encontro você vai refletir sobre variáveis nem sempre observadas na dinâmica entre pessoas e grupos, bem como os possíveis conflitos provocados pelo líder no desempenho de seu papel.

Objetivos

  • Descrever o iceberg organizacional e pessoal.
  • Avaliar seu papel como gestor e líder e os possíveis conflitos criados ou acirrados nas equipes, no desempenho desses papéis.
  • Concluir sobre alternativas de ação para evitar esses conflitos.

Encontro  

3

Como resolver os conflitos em equipes

Neste encontro você terá possibilidade de explicitar suas dúvidas, preocupações, curiosidades específicas sobre a administração de conflitos entre pessoas e grupos.

A conversa terá como foco as alternativas de ação para evitar, minimizar ou solucionar os conflitos trazidos.

Objetivos

  • Exercitar a observação e análise de situações de conflitos.
  • Empregar os conceitos aprendidos na sua resolução.
  • Identificar novas competências necessárias a partir dos casos levantados.

Encontro  

4

Passo a passo na administração de conflitos

Neste encontro faremos uma revisão de todos os pontos discutidos, para que você possa reforçar seus conhecimentos sobre todo o processo de administração de conflitos, desde ações para evitá-los, até procedimentos para garantir resultados positivos para as partes envolvidas.

Objetivos

  • Identificar as causas dos conflitos entre pessoas e equipes de trabalho.
  • Refletir sobre as ações do líder na prevenção, minimização e/ou solução dos conflitos.
  • Concluir o “passo a passo” do processo de administração de conflitos.
Voltar

Gostou? Compartilhe!

Registre interesse e participe da próxima edição

Interesse confirmado na jornada!
Interesse registrado!
Opa! Algo deu errado... Tente novamente ou fale conosco.