É especialista em desenvolvimento de talentos (L&D). Atuou por mais de 15 anos como consultor das principais organizações brasileiras no alinhamento estratégico das ações de educação corporativa e na promoção da cultura de aprendizagem mais dinâmica e efetiva.
Atua como palestrante e professor de pós-graduação do Ensino H. A. Einstein, da FIA e de outras organizações. Possui artigos em livros, revistas e congressos, nacionais e internacionais. É parceiro exclusivo no Brasil do 702010 Institute. Desde 2015, posta semanalmente suas ideias e entrevistas no Canal Espresso3, referência entre os praticantes e especialistas de educação corporativa. Possui graduação e mestrado em administração pela FEA-USP.
Atualmente, é fundador e CEO da GoSync, a startup que engaja líderes em seu processo contínuo de desenvolvimento oferecendo jornadas de aprendizagem personalizadas e network.
O PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) é uma ferramenta extremamente útil para estabelecer competências a serem desenvolvidas, de forma que impulsione a evolução profissional. Chegou a hora de repensar: como fazer um Plano de Desenvolvimento efetivo, para você mesmo e para o seu time, com estratégias que realmente contribuam para o aprendizado e com indicadores que ajudem a acompanhar o avanço.
Ao final desta jornada você terá elaborado ou refinado o seu próprio PDI e estará apto para orientar o seu time na elaboração de um PDI efetivo também.
Entre tantos comportamentos, habilidades e atitudes a serem desenvolvidos, é extremamente importante ser assertivo na escolha de quais competências focar, levando em consideração o momento de carreira, os desafios a serem superados na posição atual e a visão de próximos passos.
Após definir as competências essenciais, é fundamental estabelecer as ações concretas para cada competência. Quais são as atividades, projetos, iniciativas que na prática contribuirão para o desenvolvimento? Quais são as pessoas que podem contribuir neste processo?
Como tornar o Plano de Desenvolvimento uma ferramenta ativa que sirva como referência a ser seguida. Criação de medições claras que ajudem a verificar o progresso nas competências definidas.
PDI como ferramenta para alavancar o aprendizado contínuo. Como contribuir com a sua própria evolução, e evolução do seu time, através de atitudes diárias que privilegiem o desenvolvimento.