É advogado formado pela PUC/SP, com especialização pela Universidade de Brasília - UnB e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Instituto de Administração - FIA/USP. Certificado como Profissional de Ética e Compliance Internacional - CCEP-I pela Sociedade de Compliance e Ética Corporativa - SCCE. Atua como professor das disciplinas de Compliance, Conformidade, Ética e Gestão de Riscos.
Ex-Diretor Jurídico do Grupo Sandvik para a América Latina, Diretor Jurídico e Compliance Officer da Lafarge-Holcim, Gerente Jurídico da Amanco, Bunge Alimentos e Hewlett-Packard e Superintendente Jurídico de Negócios da Telefónica. Ex-membro nos Conselhos Consultivo e Deliberativo da Multiprev. Hoje é o responsável pelo Jurídico na Vedacit e da Trutec e Conselheiro Fiscal do Instituto Vedacit.
Esta jornada tem por objetivo discutir os aspectos práticos relacionados à gestão do líder para com a sua equipe sob o ponto de vista legal.
Desde o momento da concepção do time, o processo e a decisão de contratação, passando pelas rotinas de gerenciamento, o estabelecimento de metas, o feedback e a avaliação de performance, os direitos e deveres da empresa, do gestor e do contratado, chegando ao momento crítico da eventual aplicação de medidas disciplinares e suas consequências legais, culminando com o encerramento do vínculo.
A jornada traz ao gestor uma reflexão sobre o modo de encarar a gestão de equipes sob uma perspectiva responsável e prática de eficácia e medida de consequências.
Neste primeiro encontro, discutiremos processo de seleção e contratação, seguindo para o estabelecimento do vínculo e chegando à característica essencial, que orienta toda a jornada, a subordinação. Também, serão abordados temas de assimetria de informações versus o tempo e a necessidade, tipos de vínculos e características.
Neste encontro, abordaremos como absorver o novo colaborador na equipe, a fixação de papéis e responsabilidades, o estabelecimento de metas, a gestão da performance e o feedback, e o poder disciplinar e o seu exercício regular.
Neste encontro, abordaremos as ferramentas legais para o exercício do poder disciplinar (advertência, suspensão e justa causa). Também serão contemplados: a gestão ativa da performance; os reflexos na equipe e responsabilidade do líder; o excesso e abuso no exercício do poder disciplinar; e, suas provas e consequências.
No último encontro, abordaremos questões sobre a rescisão, a despedida indireta, os danos (materiais e morais), a discriminação e o assédio (moral e sexual). Os participantes compreenderão as consequências práticas e legais, os consectários ao abuso no exercício do poder disciplinar, o que caracteriza assédio, discriminação e preconceito, bem como as provas e seu respectivo ônus.