Voltar

Como conduzir uma demissão

Gilberto Guimarães

Sobre a Jornada

Doutor, Mestre em filosofia, MBA pela FGV, Engenheiro pela Politécnica-USP, Psicanalista.

É palestrante e consultor, abordando temas como liderança, gestão de pessoas, motivação, gestão de mudanças, comunicação e gestão de carreira.

Atuou como executivo em grandes empresas como Unisys, Grupo Saint Gobain e foi CEO na Paramount. Como empresário foi sócio e CEO do Groupe BPI no Brasil, consultoria francesa especializada em reestruturações de empresas e mudanças.

É Professor de renomadas escolas de negócios como FIA, FGV, BSP, IBMEC, FDC, HSM, entre outras. É autor dos livros “Liderança Positiva”, “Tempos de Grandes Mudanças: Reestruturando Vidas e Empresas” e “Esta Desabalada Carreira”.

Também foi membro do conselho da Câmara de Comercio Francesa e do Comitê de Responsabilidade Social da FIESP. Desde 2012, assina a coluna “Divã executivo” no jornal Valor Econômico.

Em nossas vidas, atribuímos enorme significado ao trabalho. Por isso, a perda do emprego representa um "luto" na carreira de uma pessoa. Nesta jornada, os líderes descobrirão a melhor forma de conduzir o processo, sobretudo para comunicar assertivamente demissões individuais e coletivas, bem como orientar a pessoa demitida aos serviços comumente oferecidos no outplacement.

Jornada

4

Encontros

Interesse registrado!
Opa! Algo deu errado... Tente novamente ou fale conosco.

Atividades desta jornada

Encontro  

1

O significado do trabalho e de sua perda

Para quem demite e para quem é demitido, não importa! A demissão é um tema árido que poucos gostam de abordar no dia a dia. Neste encontro serão apresentados os 7 pontos chave do significado do trabalho e a percepção do que se perde com a demissão.

Objetivos

  • Explicar por que atribuímos tanto significado ao trabalho.
  • Descrever o impacto da demissão na vida das pessoas.

Encontro  

2

Como comunicar uma demissão individual

Afinal, por que temos tanta dificuldade em comunicar uma demissão? Neste encontro serão explorados o processo de desligamento com dicas para todas as etapas. Também, será abordado como o líder deve reagir às principais reações clássicas da pessoa que perde o emprego no momento da comunicação.

Objetivos

  • Realizar a comunicação demissional de forma assertiva.
  • Lidar de forma coerente com a reação da pessoa demitida.

Encontro  

3

Como comunicar uma demissão coletiva

Demitir coletivamente não é a mesma coisa que demitir individualmente. Existem truques e macetes diferentes e mais complexos para contornar situações delicadas e evitar erros de diversas naturezas, inclusive legais.

Objetivos

  • Explicar os principais erros da demissão coletiva.
  • Adotar os melhores caminhos em demissões em massa.

Encontro  

4

O processo de elaboração da perda do emprego

Invertendo a perspectiva, neste encontro será analisado o processo do ponto de vista da pessoa demitida. Qual é a sequência da perda e qual é a ajuda que a organização pode proporcionar são os tópicos debatidos neste encontro.

Objetivos

  • Descrever os passos de aceitação da perda.
  • Elencar as principais ações de outplacement.
Voltar

Gostou? Compartilhe!

Registre interesse e participe da próxima edição

Interesse confirmado na jornada!
Interesse registrado!
Opa! Algo deu errado... Tente novamente ou fale conosco.