É advogado formado pela PUC/SP, com especialização pela Universidade de Brasília - UnB e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Instituto de Administração - FIA/USP. Certificado como Profissional de Ética e Compliance Internacional - CCEP-I pela Sociedade de Compliance e Ética Corporativa - SCCE. Atua como professor das disciplinas de Compliance, Conformidade, Ética e Gestão de Riscos.
Ex-Diretor Jurídico do Grupo Sandvik para a América Latina, Diretor Jurídico e Compliance Officer da Lafarge-Holcim, Gerente Jurídico da Amanco, Bunge Alimentos e Hewlett-Packard e Superintendente Jurídico de Negócios da Telefónica. Ex-membro nos Conselhos Consultivo e Deliberativo da Multiprev. Hoje é o responsável pelo Jurídico na Vedacit e da Trutec e Conselheiro Fiscal do Instituto Vedacit.
A sociedade está cada vez mais intolerante ao assédio moral e sexual nas organizações. São inúmeros os ônus para as pessoas (impactos psicológicos, afastamentos, etc.) e para as próprias organizações (perda de engajamento, impactos negativos no clima, dificuldade de atrair e reter talentos e aumento do passivo trabalhista).
Cabe ao líder o papel de prevenir e combater comportamentos que possam vir a configurar em assédio moral e sexual. Nesta jornada, você terá consciência e compreensão do que pode ser feito e o quê deve ser evitado no exercício de sua função.
Neste primeiro encontro, você compreenderá o que é e o que não é assédio moral. Descobrirá quais são os tipos, as condutas mais comuns e as consequências psicológicas nas pessoas envolvidas.
Neste segundo encontro, você descobrirá maneiras de como o gestor de pessoas pode evitar situações que configuram o assédio moral. Saiba como interagir, dar feedback e se comunicar adequadamente com seu time.
O terceiro encontro é dedicado à compreensão do que é assédio sexual e como prevenir que algo possa ser interpretado desta forma.
No último encontro, debateremos iniciativas organizacionais que ajudam a combater o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.