Com mais de 30 anos de experiência atuando em grandes empresas e startups brasileiras, no papel de mentor ou de gestor, atualmente, é superintendente executivo do Espro (Ensino Social Profissionalizante).
É idealizador do Empreendedores Compulsivos, iniciativa de fomento a novos negócios, que já ajudou mais de 30.000 empreendedores e intraempreendedores pelo Brasil.
Também é autor e colaborador de diversos livros. Como articulista, contribuiu com a Rádio Geek e com a BandNews FM, e é professor convidado da Pós-Graduação da ESPM.
É formado em Administração pela UVV-ES, com MBA em Marketing pela ESPM e mestrado em Comunicação e Mercados pela Cásper Líbero. Também tem duas especializações, uma em empreendedorismo pela Babson College e outra em Inovação pela Universidade de Berkeley.
Cada vez mais empresas fomentam o comportamento empreendedor entre seus funcionários. Ele pode trazer grandes vantagens, além de contribuir para a perpetuação do negócio.
Nesta jornada traremos provocações sobre os pontos mais polêmicos da atitude empreendedora interna, buscando tornar mais ágil e natural este comportamento dentro das empresas.
Neste primeiro encontro, serão abordadas a jornada empreendedora, o gene do empreendedorismo e as etapas do desenvolvimento do liderado. Também, será explorada maneiras de se fomentar o intraempreendedorismo para si e para a equipe.
Como se identificar problemas a serem resolvidos? No segundo encontro, os participantes serão convidados a identificar “dores” em seu trabalho, validar critérios e colocar ações em prática.
Como pensa e age uma startup? Neste encontro, serão explorados quatro elementos comuns às startups: tolerância ao erro, agilidade na decisão, soluções e experiências completas e ambiente.
Neste último encontro, serão discutidas 3 formas de refletir oportunidades no ambiente: análise de tendências de mercado, análise de ambientes de negócios e Babson´s checklist.