É jornalista, especializada em Comunicação & Marketing, Comunicação Organizacional, com formação em Gestão de Negócios, Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico e Empreendedorismo. 27 anos de experiência em empresas dos setores químico, alimentos e agribusiness e saúde, sendo os últimos 14 anos como executiva C-level.
Atualmente, como sócia-proprietária da Marca Ativa Comunicação e Engajamento, Patricia aprofundou-se no estudo sobre o processo de comunicação e aprendizagem e vem trabalhando, entre outras atividades, com mentoria para líderes que querem desenvolver a comunicação como uma habilidade essencial na gestão de pessoas e nas conversas cotidianas.
Para Patricia, todos as pessoas vieram ao mundo para deixar a sua marca e a comunicação assertiva é um dos principais viabilizadores para que isso aconteça! Contribuir com a transformação de organizações e pessoas para que elas possam ampliar o seu impacto no mundo é o propósito de vida da Patricia e a forma como ela realiza o seu trabalho.
Um problema inesperado, um mal-entendido exposto na mídia, um acidente, denúncia ou envolvimento em situações polêmicas podem gerar crises de imagem e reputação com grandes prejuízos para organizações, marcas e pessoas. Por que isso acontece? Como gerenciar estas situações? É possível recuperar a credibilidade depois de uma crise? Vamos conversar sobre estes e outros assuntos, com exemplos de situações reais durante esta jornada.
A experiência vivida no relacionamento com uma marca, organização ou pessoa impactam na reputação que se forma ao longo do tempo. Não há mágica, todos os momentos contam e o principal objetivo é fazer com que eles sejam mais positivos do que negativos.
A confiança é a base de um relacionamento e quando ela é ferida, a reputação está em jogo e temos uma crise instalada. Entender rapidamente os comportamentos que levaram a esta crise e os que acontecem a partir daí é fundamental nesta gestão.
O mundo mudou. A Internet e as mídias sociais ampliaram as conexões e a agilidade da notícia. Com isso, é preciso aprender a lidar com efeitos que foram gerados como o cancelamento por um posicionamento mal colocado ou mal-entendido e a repercussão de notícias falsas.
Passar por uma crise e reconstruir a reputação pode levar muito tempo, mas é possível. Extrair os aprendizados gerados por ela e cristalizá-los como oportunidades de melhorias é uma das formas de conduzir esta reconstrução.