Paulo Yazigi Sabbag é doutor em Administração, Mestre e Engenheiro. Consultor e Professor há mais de 30 anos. Autor de 7 livros publicados, dentre eles o livro: “Resiliência: competência para enfrentar situações extraordinárias na vida pessoal e profissional”, publicado pela Alta Books em 2012, laureado com o Prêmio Jabuti 2013. Desenvolveu e validou a escala ERS para mensurar resiliência em indivíduos.
A partir de movimento iniciado em 2002 por desenvolvedores de software, foi lançado o Manifesto Ágil, que coloca em cheque ainda que tardiamente, a abordagem clássica da Administração.
No ambiente de projetos, essa abordagem de fato demonstrou agilidade e qualidade dos resultados (outcomes) desde então. A partir daí, a abordagem ágil passou a ser difundida primeiro em organizações com reduzida hierarquia e burocracia, definindo um novo padrão: a Liderança ágil.
A partir de uma rápida contextualização, será debatida a quebra de paradigma representada pela abordagem ágil nos negócios.
Discutindo-se a execução em cascata em ambiente fortemente regido pela documentação, é apresentado o Manifesto Ágil e as abordagens que daí decorreram em uso na Google, Facebook, Intel etc.
Discutindo-se a dificuldade de produzir planos de negócios para a criação de startups no ambiente digital, será explorada a abordagem Lean Startup, que requer a abordagem ágil para ser realizada.
Diante da quebra de paradigma representada pela abordagem ágil, serão discutidas mudanças requeridas nas organizações maduras para adequar a essa abordagem.
Descortinando as três ondas de liderança, será explorada a terceira onde, onde se enquadra a liderança ágil.