Voltar

Liderando times inovadores

Fernando Arbache

Sobre a Jornada

É CIO (Chief Innovations Officer) da empresa Arbache Innovations especializada em simulação, inovação com foco em HRTech e EduTech – empresa premiada no programa Conecta como uma das 5 entre 500 startups mais inovadoras da América Latina e acelerada pela Plug&Play em Sunnyvale, CA – Vale do Silício. Desenvolve em parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology) cursos presenciais e digitais, sendo Educational Consultant working with MIT e Instructor in Digital Courses at MIT Professional Education in Digital Transformation and Leadership in Innovation.

Atuou como coordenador da FGV em cursos de Gestão. Foi professor FGV nas cadeiras de Logística, Estatística, Gestão de Riscos e Sistemas de Informação. Professor da HSM Educação, IBMEC e FATEC.

Como pesquisador, desenvolve modelos de mapeamento de Competências Comportamentais e Técnicas, por meio de gamificação com uso de Inteligência Artificial, utilizando Deep Learning e Machine Learning; conduz o Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense; e, desenvolve inteligências em dados e métricas - Big data e precisão nas tomadas de decisões na gestão de pessoas.

É autor dos livros “Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing” (2004), “Logística Empresarial”. (2005) e “Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos” (2012).

É mestre em Engenharia Industrial (PUC/Rio), graduado em Engenharia Civil, UFJF e possui diversos cursos de extensão/especialização pelo MIT, Hampton, entre outras instituições. É Scrum Master/ Product Owner Certified ISMF®|IPOF®.

A inovação se tornou um tema muito hype. Todos falam e discutem inovação. Mas há algo pior. Surgem a cada dia, mais e mais grandes gurus da inovação, que embora falem desse tema, em sua maioria, nunca registraram uma patente, além de nunca terem desenvolvido de fato, nada que se pareça com inovação. Portanto, o mercado é inundado deste tema e, embora os discursos pareçam ser legítimos, estão longe do que é e como se faz inovação.

Vamos falar o que é de fato inovação, da forma mais simples até a forma mais complexa. Você adotará práticas de liderança para potencializar a capacidade de inovação do seu time.

Jornada

4

Encontros

Interesse registrado!
Opa! Algo deu errado... Tente novamente ou fale conosco.

Atividades desta jornada

Encontro  

1

O que realmente é inovação

Neste primeiro encontro, apresentaremos o pano de fundo da inovação e seus conceitos essencias. Diferenciaremos o que parece inovação, mas realmente não é.

Objetivos

  • Explicar o que é inovação.

Encontro  

2

O que são times inovadores

Distintos de outros times, os squads que inovam possuem características próprias, com visões e comportamentos diferentes, que devemos estar atentos, pois ao contrário, temos grandes chances de errar na condução dessas pessoas.

Objetivos

  • Descrever as características dos times inovadores.
  • Explicar as diferenças de times inovadores e times comuns.

Encontro  

3

Como cultivar um ambiente inovador

Construir um ambiente inovador é algo complexo, pois, muitos no mercado afirmam que necessita ser um ambiente livre de julgamentos, abertos a erros e isento de qualquer tipo de liderança. De fato, isto não funciona dessa forma. Vamos descobrir como liderar um time inovador, sem sugerir condições utópicas e desplugadas da realidade.

Objetivos

  • Construir um time e um ambiente propícios para inovação.
  • Adotar práticas de liderança em um time inovador.

Encontro  

4

Transformando times em máquinas de inovação

Por fim, falaremos como inovar e como os times podem contribuir nesta complexa jornada de construção do novo. Lembre-se, que se fosse fácil, todos fariam, portanto, vamos descobrir como aumentar as chances de inovar.

Objetivos

  • Potencializar a capacidade de inovação do time.
Voltar

Gostou? Compartilhe!

Registre interesse e participe da próxima edição

Interesse confirmado na jornada!
Interesse registrado!
Opa! Algo deu errado... Tente novamente ou fale conosco.