Foi diretor de RH da CMTC, Secretário Nacional de Recursos Humanos convidado. Suas áreas de especialização são liderança e gerenciamento, negociação, administração do tempo e produtividade, mudança e aprendizagem.
Atualmente é sócio criador do INDEPE e docente dos cursos de especialização e MBAs da Fundação Vanzolini (Poli/USP), PECE-USP, FIA e Sindipeças.
Ricardo é jornalista (USP), administrador (Mackenzie) e Master Practitioner em Programação Neuro Logística (PNL).
A motivação é energia da vida. Nesta jornada você vai refletir sobre o processo de motivação no ambiente de trabalho. Todo gestor é cobrado por cuidar da motivação da equipe. O que sabemos sobre o tema? Como tudo começou e como evoluíram as práticas empregadas pelas empresas. O que fazer hoje, neste início de terceira década do século XXI com essa avalanche de mudanças que vem atropelando o mundo do trabalho.
É forte o impacto da atitude do trabalhador no desempenho ou a estruturação de um bom processo produtivo com ferramental e condições de trabalho bem planejadas resolve a questão? Neste encontro vamos refletir sobre os esforços desenvolvidos pelos gestores do passado e suas conclusões.
O avanço tecnológico impactou tremendamente o processo produtivo. O trabalho que antes era predominantemente de natureza algorítmica vai sendo substituído pelo trabalho de natureza heurística. Neste encontro vamos refletir sobre o impacto dessas mudanças e as alterações que surgem para trabalhar a motivação das equipes modernas.
Neste encontro vamos refletir sobre paradigmas do mundo do trabalho que estão sendo repensados: Jornada de trabalho, remuneração, carreira, empreendedorismo interno, local de trabalho.